5 Dicas para treinar sua digitação no teclado - Ensino Nacional (2024)

Não é de hoje que a digitação substituiu a caneta e o papel na hora de escrever anotações ou textos mais longos. Pessoas habituadas a utilizar o computador possuem dedos ágeis e com isso, também têm maiores vantagens àqueles que não dominam o teclado.
Por conta da crescente evolução da tecnologia, hoje vivemos em uma era digital, onde praticamente tudo pode ser feito através do computador, incluindo trabalhos. Quem não tem o domínio da digitação, deve recorrer ao treino ou até mesmo a um Curso de Digitação para não ficar pra trás e perder oportunidades de emprego, por exemplo.
Este é o seu caso? Então confira 5 dicas para treinar sua digitação no teclado e aprimorar suas habilidades.

5 Dicas para treinar sua digitação no teclado - Ensino Nacional (1)

1. Pontos de partida: Você já percebeu que as teclas das letras F e J possuem um pequeno sinal em relevo? Tratam-se dos pontos de partida, ou seja, você sempre localizará as demais teclas a partir destas duas.
Busque também deixar ao menos um dos polegares sobre a tecla de espaço durante todo o tempo. Nunca remova as duas mãos da tecla de uma só vez. Se posicionar o polegar sobre a tecla, você não precisará trocar as mãos para dar espaço às palavras, desta forma, poupando tempo.

2. Escreva seu nome repetidamente: Para aprimorar sua digitação, você pode adotar a seguinte técnica: Olhando para o teclado, digite o seu nome, fazendo uso de todos os dedos. Repita a operação até conseguir decorar todas as teclas do seu nome. Somente então passe a digitar sem olhar o teclado.
Durante esta técnica, intercale em meio ao seu nome um texto curto e específico, como um pangrama, que são frases na qual são utilizadas todas as letras do alfabeto. Estes textos são bastante úteis no treinamento de digitação no teclado e também deverão ser escritos olhando para o teclado.
Quando você notar que seus dedos já conhecem os lugares das teclas, passe a escrever o texto sem olhar para a tecla.

3. Mantenha a postura correta: Outra dica valiosa é manter a postura correta enquanto está digitando. Desta forma, você ficará confortável, tendo uma maior concentração na precisão e velocidade da digitação.

4. Treine durante suas tarefas do dia a dia: Uma tarefa comum do dia a dia é o envio de e-mails. Quando estiver escrevendo uma mensagem, evite olhar para o teclado e se esforce para utilizar todos os dedos.
Quando você estiver mais apto, realize o processo sem remover os olhos da tela do computador. É um processo mais demorado, entretanto, irá te auxiliar a redigir melhor a longo prazo.
Revisar os e-mails à procura de erros de digitação também aperfeiçoa a técnica. Não se incomode com os erros, eles são perfeitamente normais durante a aprendizagem e, na medida em que você for se aprimorando, eles diminuirão.

5. Faça um curso de digitação: Um curso de digitação é adequado para profissionais que trabalham ou almejam trabalhar com computadores, estudantes e até mesmo para determinados hobbies. Além de adquirir o domínio da digitação, o curso auxiliará no aprendizado da função de todas as teclas e postura correta para redigir, de forma a não prejudicar a saúde.

Gostou destas dicas? Então aproveite e faça sua matrícula no curso de digitação online com certificação da Ensino Nacional.

5 Dicas para treinar sua digitação no teclado - Ensino Nacional (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Msgr. Benton Quitzon

Last Updated:

Views: 5928

Rating: 4.2 / 5 (63 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Msgr. Benton Quitzon

Birthday: 2001-08-13

Address: 96487 Kris Cliff, Teresiafurt, WI 95201

Phone: +9418513585781

Job: Senior Designer

Hobby: Calligraphy, Rowing, Vacation, Geocaching, Web surfing, Electronics, Electronics

Introduction: My name is Msgr. Benton Quitzon, I am a comfortable, charming, thankful, happy, adventurous, handsome, precious person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.