Denise Tonin | Carta Convite para viagem: como funciona e modelo (2024)

Muitas pessoas me perguntam o que é e pra que serve uma carta convite para viagem. Pois bem, a carta convite é um documento que informa que, durante a sua viagem, você ficará hospedada na residência de uma pessoa e não em uma hospedagem tradicional, como o caso de um hotel.

A pessoa em questão pode ser um amigo, um parente, uma pessoa que lhe dará abrigo, via Couchsurfing, ou até mesmo se você estiver usando o sistema de House Sitting (cuidando da casa de alguém em troca de hospedagem).

A carta convite servirá como uma comprovação do seu local de hospedagem, servirá como substituta de uma reserva tradicional de um meio de hospedagem em estabelecimentos comerciais. Quando reservamos um hotel recebemos um voucher de reserva ou um e-mail de confirmação da sua reserva. Já no caso de nos hospedarmos na casa de alguém, precisamos de outra comprovação.

Carta Convite para a França

Como planejar a primeira viagem sozinha

Passaporte perdido ou roubado: o que fazer nessa situação

Como tirar a carta verde para dirigir no Mercosul

Abaixo listei algumas perguntas frequentes que tenho recebido por e-mail e espero que elas ajudem a esclarecer as principais dúvidas.

Quando usar a carta convite?

Você poderá usar a carta convite na hora de solicitar um visto para determinado destino ou simplesmente pra passar na imigração.

Convém você pesquisar na representação consular do destino que você irá visitar, quais os documentos aceitos e ver se a carta convite está entre eles. Verifique se há um processo oficial para fazer a carta convite ou se você pode usar um modelo próprio como o disponibilizado no final deste post.

Na imigração a carta-convite funciona como uma substituta da reserva tradicional de hotel (voucher), como já falado no início do texto.

Se você estiver se hospedando na casa de um parente ou amigo, a carta servirá para informar ao agente de fronteira, onde você estará hospedada durante a sua permanência no país.

Na maioria das vezes, ela não é solicitada na imigração, porém é super recomendado tê-la em caso de ter que comprovar onde você vai se hospedar.

Já reservou hotel para sua viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia

Quem deve redigir e assinar a carta convite para viagem

A pessoa que irá lhe hospedar, seu anfitrião (ã) é que deve providenciar a carta convite. A pessoa deverá ser nativa ou, se for de outra nacionalidade diferente, deverá estar residindo legalmente no país. Isso quer dizer estar com toda a documentação de residente estrangeiro organizada e em dia.

Você pode mandar o modelo da carta convite todo preenchido com os dados para adiantar o processo, mas o seu anfitrião é que deverá assiná-la e registrá-la, quando necessário.

Leia também

Carta Convite para Espanha: como e onde solicitar

Carta convite para Itália: como fazer e quem deve assinar

Carta Convite para França – Attestation d’Accueil

Pra saber se existe um processo oficial e a necessidade de registro / autenticação, etc., é necessário checar nas representações consulares do destino.

É interessante ter junto com a carta convite original, uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade do anfitrião.

Se você estiver recebendo um estrangeiro em sua casa no Brasil, poderá também ser o anfitrião e fazer a carta convite em Português para mandar ao seu hóspede.

Quais informações devem constar na carta convite?

  • Dados do anfitrião(Nome, documento de identidade / passaporte, nacionalidade, profissão eendereço completo da residência);
  • Dados do visitante (Nome, passaporte, nacionalidade, profissão eendereço de residência);
  • Motivo da viagem;
  • Vínculo / Relacionamento entre as partes;
  • Período da viagem (data de chegada e retorno)
  • Termo de responsabilidade financeira, se for o caso.

O termo de responsabilidade financeira é quando o anfitrião informa que será o responsável por todas as despesas do convidado durante o período da estadia em sua residência.

Leia também

Documentos exigidos para entrar na Europa

Carta Schengen o que é e como emitir gratuitamente

É necessário registrar a carta convite?

Se você é o convidado e vai para o exterior

Caso você esteja recebendo a carta convite, não adianta registrar no cartório brasileiro, pois o registro não será válido no destino que você estiver viajando.

O registro da carta, se exigido pelo país de destino, deverá ser feito no país de destino e em órgão oficial indicado pela representação consular.

Alguns destinos tem as suas próprias regras claras e um processo definido para a emissão de uma carta convite para viagem e também para o registro desse tipo de documento. É o caso da França ou Espanha, por exemplo.

Você deve pesquisar a necessidade de registro ou não, lendo as orientações e exigências para a entrada de brasileiros no país de destino. Essas informações você encontra nos sites das embaixadas ou consulados do país no Brasil.

Se você é brasileiro e é o anfitrião

Agora, se você é a anfitriã (o) e está recebendo um estrangeiro em sua residência no Brasil, o Portal Consular Itamaraty diz o seguinte:

Essa carta deve ser autenticada em cartório brasileiro e o documento original enviado ao interessado, para que possa apresentá-la à autoridade consular, no momento da solicitação do visto.

Portanto, você deverá fazer a carta em português e levar ao cartório para autentica o documento. Depois disso poderá enviá-la ao seu convidado.

Qual o idioma usar na carta convite para viagem?

De preferência a carta deverá ser redigida no idioma do destino para o qual você está indo e onde irá se hospedar, principalmente, se o país em questão exige que esse documento seja registrado em algum órgão oficial.

Como precaução, você poderá também ter uma cópia da carta em inglês, língua falada em qualquer posto de imigração do mundo.

Uma carta em português só servirá em Portugal, no Brasil (caso você esteja recebendo alguém) e nos PALOPS (Países Africanosde Língua Oficial Portuguesa).

Preciso apresentar a carta convite original?

De preferência, peça ao seu anfitrião para enviar a carta original pelo correio e você terá o documento original em mãos na hora de cruzar a fronteira. É recomendável ter a carta original, principalmente se for feita junto aos órgãos oficiais do país de destino.

Se não deu tempo para receber a original, leve uma cópia digital da carta e também do documento de identidade do seu anfitrião.

A carta convite deve ser redigida de próprio punho?

Não, a melhor alternativa é uma carta redigida no computador a fim de facilitar a leitura pelo oficial da imigração.

Caso o país em questão ofereça a emissão da carta nos órgãos competentes, você deverá usar o modelo oferecido por eles.

Leia também

Como se comportar na imigração viajando sozinha

Posso usar a mesma carta duas vezes?

Somente se, por exemplo, você sair do destino em questão para visitar outro país e retornar passando pela imigração novamente, dentro do período já mencionado na carta.

Caso tenha voltado ao Brasil e vá novamente para o mesmo destino, ficando no mesmo local, será necessária a emissão de nova carta convite com as novas datas de viagem.

Já tenho visto para o destino, preciso apresentar uma carta convite?

Somente ter um visto não é garantia de entrada em um país. O oficial de imigração é soberano nessa decisão e, se você não vai ficar em hotel ou outra acomodação que tenha um comprovante de reserva é recomendado levar uma carta convite. O oficial pode solicitar ou não a carta convite. Isso também é uma decisão dele. Às vezes, existe a exigência da comprovação de hospedagem, mas não é solicitada, porque o agente não vê necessidade.

Lembre-se que os oficiais de imigração, por vezes, são bastante chatos e podem implicar pelo simples fato de você não ter a comprovação de hospedagem.

Já tenho a carta convite, preciso de visto?

A carta convite comprova APENAS o seu local de moradia / hospedagem durante a sua viagem. Ela não isenta a apresentação de um visto ou qualquer outro documentos exigido pelo país de destino.

Sou brasileira e vou receber um estrangeiro

Se você é brasileira e está em um relacionamento com um estrangeiro, poderá fazer uma carta convite em português, conforme o modelo no final do post. Esta carta deverá ser autenticada em cartório, conforme a orientação do Portal Consular do Itamaraty.

Além da carta convite, o seu convidado deverá apresentar todos os documentos exigidos pra entrada no país. Lembrando que a carta convite não substitui a necessidade de visto e da apresentação de outros documentos.

Não posso deixar de alertar que existem muitos estrangeiros aplicando o golpe do amor e que ao fornecer uma carta convite a um estrangeiro, você está se colocando no papel de responsável por esta pessoa perante o governo brasileiro.

Então, pense bem pra quem você está fornecendo uma carta convite. Se estiver em dúvida, não dê ou consulte um advogado para ver quais as consequências que esta carta convite oferece no caso do estrangeiro não deixar o país no período determinado pelo visto.

Modelo de Carta Convite para viagem

O modelo de carta convite que disponibilizo abaixo está em inglês e foi feito para brasileiros que estão indo ao exterior. Brasileiras que estão recebendo estrangeiros em casa, devem fazer uma carta em português e poderão usar o mesmo texto.

MODELO CARTA CONVITE

Espero que você tenha gostado dessas explicações sobre a carta convite para viagem e que te ajude de alguma forma. Lembre-se que a carta convite não é um documento oficial e ela não garante absolutamente NADA. O oficial de fronteira é que tem o poder soberano sobre a sua entrada ou não no país de destino.

Denise Tonin | Carta Convite para viagem: como funciona e modelo (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Arielle Torp

Last Updated:

Views: 5650

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arielle Torp

Birthday: 1997-09-20

Address: 87313 Erdman Vista, North Dustinborough, WA 37563

Phone: +97216742823598

Job: Central Technology Officer

Hobby: Taekwondo, Macrame, Foreign language learning, Kite flying, Cooking, Skiing, Computer programming

Introduction: My name is Arielle Torp, I am a comfortable, kind, zealous, lovely, jolly, colorful, adventurous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.